Compartilhe!
Share on Facebook21Share on Google+0Tweet about this on Twitter3Pin on Pinterest0Share on LinkedIn13

Grande parte das Micro e Pequenas Empresas não consegue completar mais de um ano de existência e, normalmente, isso se dá por deficiências em aspectos gerenciais simples de serem resolvidos.

Muitos empreendedores de primeira viagem não sabem que a implementação e utilização da Contabilidade Gerencial poderia colaborar enormemente para evitar o processo de quebra das Micro e Pequenas Empresas.

O que acontece, na verdade, é que há uma grande falta de gestores qualificados para implementação e análise das informações geradas pela Contabilidade Gerencial e isto faz com que a Contabilidade, normalmente, seja vista apenas pelo aspecto fiscal e não como ferramenta de auxílio para tomada de decisões estratégicas.

A qualificação dos gestores, quanto aos instrumentos contábeis disponíveis, certamente mudaria o foco da Contabilidade Gerencial nas Micro e Pequenas Empresas, mas muitos gestores acabam tomando decisões de “olhos vendados” porque não têm a menor noção de como está a real situação financeira e contábil da sua empresa.

 

Afinal, o que é a Contabilidade Gerencial?

A Contabilidade convencional controla e registra atos e fatos ocorridos em um determinado período, dentro do campo de atuação de uma organização e em seu patrimônio. A Contabilidade Gerencial pode influenciar todos os demais processos, inclusive na elaboração de um produto com o objetivo de agregar valor e estabelecer diferencial competitivo para as Micro e Pequenas Empresas.

Os fatores críticos de sucesso são outro ponto relevante a ser estudado para o desenvolvimento de um sistema de informações contábeis. E os principais fatores críticos de sucesso de uma empresa são: custo, eficiência, qualidade, tempo e inovação.

A contabilidade voltada para a área gerencial acompanha a performance dos fatores críticos de sucesso e capacita os gestores a tomarem decisões mais conscientes.

 

Melhoria nos processos de comunicação

Existe uma forte ligação da Contabilidade com o processo de informação e comunicação nas empresas, não estando limitada apenas a registrar os dados que afetam o seu patrimônio, mas tendo o compromisso de transformar esses fatos contábeis em informações que sirvam como base para projeções, comparações, controles, planejamento, enfim, que auxiliem a gestão e a tomada de decisão.

O que eu quero realmente é que você abra os seus olhos para a necessidade que o pequeno empresário tem de buscar conhecimento e tomar consciência da importância da realização de uma Contabilidade completa e eficiente, que reflita a realidade da sua empresa, não só da apuração dos resultados mensais, mas para entender também de que maneira os resultados são alcançados.

 

PMEs mais saudáveis e competitivas

Para a sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas, inseridas em um ambiente competitivo e diante de um cenário de incertezas, é importante salientar que seus gestores devem estar bem assessorados e recebam informações que antevejam problemas, que subsidiem decisões racionais, ao invés de apenas demonstrações estáticas que revelam dados passados.

Cada vez mais, tem se intensificado a utilização da informação e do conhecimento nas organizações, levando-as a adotarem formas alternativas de gestão, centradas na informação e no conhecimento, que as habilitem para lidar com as contínuas mudanças tecnológicas e mercadológicas.

 

Então… Vamos elevar a vida contábil da sua empresa para um outro nível? Fale agora com a gente!

 

Como a contabilidade gerencial pode ajudar as Micro e Pequenas Empresas
5 (100%) 3 votos
Compartilhe!
Share on Facebook21Share on Google+0Tweet about this on Twitter3Pin on Pinterest0Share on LinkedIn13