Compartilhe!
Share on Facebook39Share on Google+0Tweet about this on Twitter3Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0

Em 2015 estima-se que 2.000.000 novas empresas de pequeno, médio e grande porte tenham sido criadas no Brasil. Esse número representa um aumento de 5,3% comparado ao ano de 2014.

Dentre as empresas, existe uma pequena porcentagem que foi aberta somente após um planejamento e estudo do mercado, porém também existem as que surgiram apenas da vontade dos empresários que, em um momento de oportunidade, transformaram o desejo de ter seu próprio negócio em realidade.

Para todas as empresas, independente do seu porte, o contador é essencial. Ainda que muitas das vezes o empresário não tenha a real noção da importância desse profissional para seu negócio. O contador é o encarregado pelo cálculo de todos os tributos devidos à União, aos Estados e Municípios, além de zelar pelo cumprimento das obrigações tributárias determinadas em Lei e fazer o controle financeiro das empresas.

Apesar de denominado “profissional contábil”, o contador não fica apenas responsável por obrigações deste setor, como a Escrituração Contábil Digital (ECD) e a LALUR. Existem também o SPED Fiscal, contribuições e ECF no setor fiscal; o GFIP e a RAIS no setor trabalhistas. Esses são apenas os exemplos mais comuns das obrigações. Existem várias outras, e para cada uma delas existe uma legislação específica que deve ser respeitada.

Um ponto importante da relação empresa + contador é que os objetivos de ambos somente são alcançados quando há uma ligação direta entre eles. Enquanto o empresário precisa de informações relevantes que o ajude a tomar decisões quanto ao futuro de sua empresa, o contador é capaz de gerá-las. Mas, para isso, precisa conhecer tudo aquilo que envolve a empresa.

 

Benefícios de se contratar um contador

Como resultado do trabalho executado pelo contador, a empresa terá muitos benefícios. Listamos os 5 (cinco) principais abaixo:

 

  1. Realizar a escrituração contábil possibilita distribuir lucros isentos;
  2. Ter demonstrativos contábeis facilita a obtenção de crédito;
  3. Ter um contador permite um melhor controle financeiro e mais foco no negócio;
  4. Redução de impostos através do planejamento tributário; e
  5. Permissão para participar de licitações com os demonstrativos gerados.

 

Quer saber mais sobre os motivos pelos quais você deve contratar um contador? Entre em contato com a gente.

Contador: por que contratá-lo?
5 (100%) 6 votos
Compartilhe!
Share on Facebook39Share on Google+0Tweet about this on Twitter3Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0